“Navegantes SC e suas praias” Vamos mantê-las limpas?


Mudamos a 14 meses para o município de Navegantes SC, além da vida profissional que aqui está, as belezas dadas por Deus a esta região nos chamaram a atenção e nos perguntamos: como será morar na praia?

Estamos amando acordar com os acordes sinfônicos do mar, o vento sempre presente, pessoas à beira mar caminhando, aproveitando o sol e o bom banho de mar, que maravilha.

Navegantes é uma cidade muito próxima de Itajaí, Balneário Camboriú, Penha e do Parque Beto Carreiro, com uma orla marítima de aproximadamente 12 quilômetros, divididas em Praia Central, Meia Praia e Gravatá. Se destaca com suas praias de águas limpas, próprias para o banho, prática de esportes aquáticos, pesca e surf.


Com tanta beleza natural, uma preocupação recorrente, a do lixo depositado nas praias, pode ter sido deixado pelos banhistas, transportado pelo rio que cruza a zona urbana de Navegantes ou trazido pelas correntes marinhas.

E este lixo, além dos danos à vida marinha, entra em conflito com uma das atividades econômicas da região: o turismo. Algumas pesquisas realizadas no Brasil e em outros países mostram que o lixo nas praias também pode causar ferimentos nos banhistas, diminuição das atividades turísticas e danos às embarcações.

Pensando no bem e na conservação da paisagem linda que temos de nossa janela, nos reunimos com pessoas que realizaram um chamamento pelas redes sociais e saímos em um determinado sábado, recolhendo o lixo encontrado na caminhada de 12 km entre as Praias Central, Meia Praia e Gravatá.


Nesta caminhada nos acompanhou além dos vizinhos e amigos, Corpo de Bombeiros, Grupos de Jovens, Terceira Idade, Greenpeace Brasil, Surfistas, nossa, muita gente com a mesma ideia.

"Não dá para recolher tudo que é lixo, mas que sejamos inspiração para os que nos veem, para que pelo exemplo, o lixo não seja deixado nas belas areias de nossas praias."


Eu sou a Kétrin Círico, Uma turista em Santa Catarina

Administradora, coach, professora universitária, escritora e motociclista.

ketrin.cirico@gmail.com

Fotos: Autoria Kétrin Cirico