Jaguaruna e o maior sambaqui do mundo

Sambaqui, conforme a definição da arqueologia é "acumulação de moluscos marinhos, fluviais ou terrestres realizada por habitantes do Brasil no período pré-histórico, em que freq. se encontram ossos humanos, objetos de pedra, chifre e cerâmica".


Muitos dos sambaquis já foram destruídos pelo homem. Ou por descuido ou por desconhecimento.



No primeiro semestre deste ano estivemos visitando a cidade de Jaguaruna, no Sul do Estado. Durante a visita, descobrimos que a cidade possui o maior sambaqui do mundo.


Ainda sobre estes sambaquis de Jaguaruna...


"Segundo análise de camadas intermediárias enviadas a um laboratório americano em maio de 2010, o Figueirinha I, por volta de 2510 a.C, já teria 2/3 de seu tamanho atual. Para efeito de comparação, a maior das pirâmides do Complexo de Gizé, a de Kufu, foi construída apenas 40 anos antes. O Sambaqui Garopaba do Sul é o maior depósito de conchas do mundo em extensão, com 30 metros de altura e 200 de diâmetro e mais de 3,7 mil anos".*


E por que não visita-lo?


De fácil acesso ao visita-lo você encontrará uma porção de conchas... na verdade bem mais que uma porção: vários morros de conchas!


Então fica a dica... na próxima vez que estiver pela região de Jaguaruna, não deixe de visitar os maiores sambaquis do mundo!


Eu sou a Carla Merkle, Uma Turista Local em Joinville

Empresaria, administradora, professora universitária e mãe do Luís Fernando.

carlamerkle@carlamerkle.com.br


*Fonte: https://www.folharegionalwebtv.com/cicloturismo/pontos-tur%C3%ADsticos/jaguaruna/sambaqui-ou-s%C3%ADtio-arqueol%C3%B3gico-1.2191692)