Itaiópolis e seus encantos

Morei até meus 18 anos em Itaiópolis, uma pequena cidade de 20 mil habitantes, que fica a 2 horas de Joinville e carrega como herança as tradições das colonizações polonesa e ucraniana. A convite da Carla Merkle, no ultimo final de semana subi a serra para visitar minha família e aproveitei para registar alguns lugares desta linda cidade que levo sempre no coração.


Confira algumas opções que indico visitar:


Iracema – A 20km do centro encontra-se a localidade de Iracema, uma comunidade tipicamente ucraniana que tem a fé como pilar. Sua igreja, construída no fim da década de 50, é famosa na região e muitos turistas se deslocam até o local para percorrer a via sacra ou rezar na gruta em homenagem a Nossa Senhora de Lurdes.



Paraguacú – No Alto do Paraguaçu está o reduto dos poloneses e todas as características trazidas pelos imigrantes são mantidas no local. Lá, encontra-se também, a maior igreja construída por imigrantes poloneses da América Latina, casas típicas, o caminho das Capelinhas do Rosário e a fábrica de vinagre Pieczarka que é aberta para visitação. Para quem quer conhecer alguns pratos típicos como o Pirogue, Aluske, Broa, Korovai é possível fazer isso no Café Armazém do Néco ou no Restaurante da Julia.


Belezas naturais – Itaiópolis é um lugar ótimo para acalmar o coração. Diferente de Joinville, a cidade fica nas alturas e com isso praticamente em qualquer local você consegue olhar o infinito horizonte enquanto o sol se põe. Além disso, existem várias grutas e cachoeiras que também podem ser incluídas no roteiro para serem visitadas, como a que fica na pedreira e você não precisa nem fazer muito esforço, pois pode chegar de carro até ela.


Centro - Na parte central encontra-se seu único hotel e sua maior característica está nas pessoas que tem muito carinho por todos que chegam. Hospitaleiras gostam de contar suas histórias enquanto estão sentadas nos bancos da pequena praça que fica no coração da cidade.


Dicas extras: As atrações duram o ano inteiro, porém se você gosta de frio, no inverno as paisagens são lindas devido às geadas que cobrem os campos. Já, se você está atrás de diversão, em outubro é o aniversario da cidade e em todos os anos acontece a festa do Boi Ralado no Espeto, outra comida típica e que faz muito sucesso por lá.


Então... Partiu Itáiopolis??


Eu sou Mariana Woj, Uma turista em Santa Catarina, jornalista, empreendedora e mãe.

Gostou do conteúdo? Me segue no Instagram @marianawoj que posto vários conteúdos lá!


#santacatarina #itaiopolis

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now