Ecoturismo de observação de baleias em Imbituba!

Imbituba é uma cidade litorânea 90km ao sul de Florianópolis, e eu já falei um pouquinho sobre ela nesse post sobre o salto de paráquedas que fiz lá. Conforme prometido, hoje eu volto para falar sobre a razão de a cidade ter o título de capital nacional da baleia franca: Imbituba compõe a Rota da Baleia Franca (RBF), junto com Garopaba e Laguna.


Foto: vista aérea da Praia da Vila, no centro de Imbituba.


A baleia franca austral escolhe uma série de destinos para dar a luz aos seus filhotes, e o sul de santa catarina é um deles. Imbituba integra a Área de Proteção Ambiental da Baleira Franca, e se destaca por promover ações em prol da espécie e de sua preservação. A cidade é sede do Instituto Australis, um centro de conservação da espécie, e também abriga o Museu da Baleia – que infelizmente está temporariamente fechado.



Durante os meses de julho a novembro, período do ano em que as baleias francas chegam ao litoral catarinense para parir e amamentar seus filhotes, é possível realizer em Imbituba o turismo de observação de Baleias. O pico de avistamento é setembro, com base em dados históricos levantados nos últimos 20 anos pelo Instituo Australis.



Diversas agências de turismo e receptivo da região realizam passeios de observação, que levam os turistas até os principais pontos de avistamento, além de trilhas guiadas e visita aos institutos de preservação locais. Mas também é uma opção rodar pelas principais praias com carro próprio buscando as gigantes, e neste caso eu sugiro não deixar de fora as seguintes praias: do Rosa, Ibiraquera, Ribanceira, do Porto e Itapirubá.


Fotos: pousada Vida Sol e Mar e restaurante Engenho do Mar


Recomendo um fim de semana na cidade, dá tempo suficiente para procurar baleias pelas praias, e nos intervalos aproveitar a gastronomia local. Para hospedagem, indico de olhos fechados a Vida Sol e Mar Ecoresort, na Praia do Rosa. A infraestrutura deles é super completa, possuem atividades de lazer, e se você der sorte vai poder ver baleias sem precisar sair do quarto – elas adoram a Praia do Rosa, e a vista da pousada é super privilegiada. Ah, e não deixe de conhecer o restaurante Engenho do Mar, fica anexo à pousada.


*Por ser um fenômeno natural, não há garantia de presença das baleias.


Links úteis:

Pousada Vida Sol e Mar: https://www.vidasolemar.com.br/

Receptivo e guiamento de observação: https://www.aosulnatural.com.br/

Instituto Australis: http://baleiafranca.org.br/

Rota da Baleia Franca (tem várias dicas lá!): https://www.rotabaleiafranca.com.br/

Eu sou a Mariane Bergmann, Uma Turista em SC, consultora empresarial, apaixonada por história, cultura e gastronomia, e mãe de uma pinscher minúscula que tá sempre nos rolês comigo.

E-mail: mariane.bergmann@gmail.com

Instagram: @marianebergmann


#turismoemimbituba #oquefazeremimbituba #santacatarina #turismoemsantacatarina

#turismoemjoinville #turismoemfloripa #turismoemflorianópolis #economiacriativa #consumoconsciente #economiacolaborativa

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now