5 razões para incluir o sul de Floripa em seu roteiro

Florianópolis é muito conhecida pelas atrações da região Leste e Norte. Mas hoje trago para vocês uma sugestão de incluir o sul da ilha em seu roteiro. Particularmente, é minha região favorita! Demorei muito para conhecer e agradeço sempre pela vida ter me trazido até esta região que hoje é meu quintal.


1- Ilha do Campeche

Essa primeira razão, por si só, já se basta, é um verdadeiro paraíso! Com águas cristalinas e areias branquinhas, fica localizada bem em frente à praia do Campeche. A ilha foi tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, então a visitação é bastante controlada, com número máximo de visitantes por dia.


Na ilha você encontra trilhas, restaurante, banheiro e também muuuitos quatis. Não deixe sua mochila sozinha, fique sempre por perto, caso contrário os quatis irão atacá-la, quem avisa amigo é! hehe


Foto: @suefaaround



2- Lagoa do Peri

O Parque Municipal da Lagoa do Peri é uma reserva biológica, onde está a maior lagoa de água doce do litoral de Santa Catarina. No centro de visitações você encontra restaurante, aluguel de SUP e caiaque, banheiros, espaços para piquenique e muita natureza abundante. Normalmente é frequentado por famílias com crianças, já que não tem ondas. Lá também fica o Projeto Lontra, um centro de pesquisas desses animais tããão fofos! O local é aberto a visitação. Na lagoa também tem trilhas e até cachoeira. Simplesmente AMO a Lagoa do Peri, está com certeza entre meus 3 lugares favoritos de Floripa.


Lagoa do Peri


3- Diversas trilhas

O sul da ilha tem diversas opções de trilhas, com diferentes níveis de dificuldade. As principais são:


- Lagoinha do Leste (via praia do Matadeiro ou Pântano do Sul)

- Naufragados (Saindo da Caieira e indo até a praia de Naufragados)

- Trilha da Gurita (Lagoa do Peri)

- Morro do Lampião (Campeche)

- Saquinho (Saindo da praia da Solidão)

- Sertão do Ribeirão


Lagoinha do Leste - Foto: vidasemparedes.com.br


4- Praias

As praias do sul da ilha costumam ser muito limpas e as preferidas dos surfistas e também dos praticantes de Kite surf, o que contribui muito para que a região seja vista como "good vibe", além da concentração de diversas terapias holísticas, espirituais, centros de yoga, etc. Nas praias do sul é possível encontrar lugares sem muvuca inclusive no verão, já que existem muitas opções! As principais praias são:


- Campeche

- Matadeiro

- Solidão

- Armação

- Açores

- Pântano do Sul

- Lagoinha do Leste (acesso apenas por trilha)

- Naufragados (acesso apenas por trilha)


Praia do Campeche com Ilha do Campeche ao fundo


5- Ribeirão da Ilha

Não tem como não se apaixonar pelos casarios açorianos na Freguesia do Ribeirão da Ilha! Além de serem bem preservados, em muitos deles estão restaurantes de frutos do mar, cafés e lojinhas de artesanato. Na região existe cultivo de ostras, então a sugestão é curtir um pôr do sol, acompanhado de ostras fresquinhas!

Janelas fofas do Ribeirão da Ilha


Poderia é claro apresentar mais diversas razões para conhecer essa região de Floripa, porém com 5 anos morando por aqui aprendi uma coisa: você NUNCA vai parar de descobrir novos cantinhos! Não canso de me surpreender com o que a ilha reserva para nós e para quem vem visitá-la. Não é a toa que é a Ilha da Magia :)



Eu sou a Izabel Soppa, Uma turista em Santa Catarina

Turismóloga, empresária e apaixonada pela vida ao ar livre.

@izabelsoppa

@abrasileirasouvenirs

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now