
Nossa vizinha cidade de Araquari completara em 2020, 143 anos. Foi colonizado basicamente por imigrantes açorianos, que chegaram ao litoral catarinense entre os anos 1748 a 1756. Segundo informações obtidas nos documentos disponibilizados pela Secretaria de Cultura do município, sobre o surgimento da cidade, convencionou-se que a fundação europeia de Araquari situa-se 40 anos depois do descobrimento do Brasil.

Araquari era denominado Paranaguá-Mirim, cujo significado é "boca de barra", cujo cidadão português que deu o nome foi Manoel Vieira. Em 1848, ocorreu a chegada do senhor de escravos, Joaquim da Rocha Coutinho e de Manoel Vieira, já se estabelecendo na margem esquerda do rio Parati.
Os primeiros moradores de Araquari dedicavam-se à pesca e agricultura, além de extração de madeira. A região era favorável e tais atividades estavam em franco desenvolvimento no século XIX.
O marco da expansão econômica de Araquari foi a construção da estrada de ferro e Estação ferroviária em 1926, que agilizou o escoamento da produção local. A pesca e a agricultura ainda são fontes de renda de parte dos araquarienses, mas o processo de industrialização na qual a cidade vem passando está reconfigurando um novo cenário, e hoje a cidade é um forte polo industrial de Santa Catarina.

Natureza e história andam de mãos dadas em Araquari, mantendo vivas as tradições de seus antepassados colonizadores e de manter preservadas as belezas naturais que a cercam. Os principais pontos turísticos da cidade é o Santuário Sr. Bom Jesus de Araquari, Salto do Guamiranga, Praia da Barra do Itapocu e Lagoa da Cruz, Rio Paraty, Memorial do Descobrimento, Estação ferroviária, Prefeitura antiga de Araquarina beira do rio Paraty.
E as margens do rio Paraty, às sombras de árvores frondosas, em meio ao canto dos pássaros e em contraste com o manguezal, será a 6ª Festa do Caranguejo que acontece de hoje 28/02/2020 até o próximo domingo 01/03/2020, realizada no Portinho João Arriola, no centro da cidade.

A 6ª Festa do Caranguejo tem o objetivo de resgatar a cultura de extração do caranguejo que faz parte da história de Araquari e valorizar os extratores locais. A entrada na festa é gratuita e traz além do crustáceo em pratos gastronômicos, culinária com base em frutos do mar e lanches diversos e atrações musicais variadas e muita diversão.
Programação da 6ª Festa do Caranguejo:
https://www.nsctotal.com.br/colunistas/gerson-junior/6a-edicao-da-festa-do-caranguejo-de-araquari-comeca-nesta-sexta-feira
Eu sou a Kétrin Círico, Uma Turista Local em Joinville
Administradora, coach, professora universitária, escritora e motociclista.