“O carnaval já foi” Então vamos encontrar o que fazer no mês de março? Que tal saborear um caranguej


Nossa vizinha cidade de Araquari completara em 2020, 143 anos. Foi colonizado basicamente por imigrantes açorianos, que chegaram ao litoral catarinense entre os anos 1748 a 1756. Segundo informações obtidas nos documentos disponibilizados pela Secretaria de Cultura do município, sobre o surgimento da cidade, convencionou-se que a fundação europeia de Araquari situa-se 40 anos depois do descobrimento do Brasil.

Araquari era denominado Paranaguá-Mirim, cujo significado é "boca de barra", cujo cidadão português que deu o nome foi Manoel Vieira. Em 1848, ocorreu a chegada do senhor de escravos, Joaquim da Rocha Coutinho e de Manoel Vieira, já se estabelecendo na margem esquerda do rio Parati.


Os primeiros moradores de Araquari dedicavam-se à pesca e agricultura, além de extração de madeira. A região era favorável e tais atividades estavam em franco desenvolvimento no século XIX.

O marco da expansão econômica de Araquari foi a construção da estrada de ferro e Estação ferroviária em 1926, que agilizou o escoamento da produção local. A pesca e a agricultura ainda são fontes de renda de parte dos araquarienses, mas o processo de industrialização na qual a cidade vem passando está reconfigurando um novo cenário, e hoje a cidade é um forte polo industrial de Santa Catarina.


Natureza e história andam de mãos dadas em Araquari, mantendo vivas as tradições de seus antepassados colonizadores e de manter preservadas as belezas naturais que a cercam. Os principais pontos turísticos da cidade é o Santuário Sr. Bom Jesus de Araquari, Salto do Guamiranga, Praia da Barra do Itapocu e Lagoa da Cruz, Rio Paraty, Memorial do Descobrimento, Estação ferroviária, Prefeitura antiga de Araquarina beira do rio Paraty.


E as margens do rio Paraty, às sombras de árvores frondosas, em meio ao canto dos pássaros e em contraste com o manguezal, será a 6ª Festa do Caranguejo que acontece de hoje 28/02/2020 até o próximo domingo 01/03/2020, realizada no Portinho João Arriola, no centro da cidade.

A 6ª Festa do Caranguejo tem o objetivo de resgatar a cultura de extração do caranguejo que faz parte da história de Araquari e valorizar os extratores locais. A entrada na festa é gratuita e traz além do crustáceo em pratos gastronômicos, culinária com base em frutos do mar e lanches diversos e atrações musicais variadas e muita diversão.


Programação da 6ª Festa do Caranguejo:

https://www.nsctotal.com.br/colunistas/gerson-junior/6a-edicao-da-festa-do-caranguejo-de-araquari-comeca-nesta-sexta-feira


Eu sou a Kétrin Círico, Uma Turista Local em Joinville

Administradora, coach, professora universitária, escritora e motociclista.



This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now