Buscar
  • Carolina Winter

Brinquedos alternativos joinvilenses!


“Quanto mais simples for o seu brinquedo, mais a criança se tornará ativa em sua fantasia. Este movimento interior da fantasia é tão importante para a criança como o movimento de seu corpo físico. Quando damos uma boneca perfeita para ela (que pisca os olhos, ri, chora, fala etc…), atrofiamos a sua fantasia, e prejudicamos o seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional” (Nina Veiga).


O propósito é fornecer calor da natureza para a criança - porque a lã de ovelha, esquenta no inverno e esfria no verão (calor).



Foi estudando a Pedagogia Waldorf que é baseada na Antroposofia e que tem um olhar para o ser humano como único e onipotente, que a querida Vanessa Lazarotto viu aflorar o gosto pelos trabalhos manuais que já estavam adormecidos.


Então depois do início dos estudos o olhar sob os brinquedos começou a mudar. E perguntas faziam parte do pensamento..."brinquedos frios, sem calor, sem vida, sem natureza". O que posso fazer de brinquedos para ele? Como trazer calor dos brinquedos a ele?


Foi num curso de boneca Waldorf que Vanessa decidiu voltar a pegar na produção artesanal. E viu ser possível fazer brinquedos diferentes, com materiais naturais para o filho e outras crianças se encantarem, se envolverem, usando crochê, tricô, lã de ovelha, algodão e fio de seda. Agora, Vanessa produz fadas com uma técnica de feltragem a seco, feltragem molhada, bonecas em tricô, bonecas com lã de ovelha, roupinhas e acessórios, bebê saquinho, naninha, e logo vem as roupas de tear e de algodão orgânico. Já ouviu falar?


Eu, Carolina, me apaixonei! Já fiz boneca waldorf para minha filha, é uma terapia, um prazer enorme você costurar um bebê/boneca, que vai ser um companheiro do seu filho (a). "O brincar de bonecas possibilita que a criança se exercite na resolução de problemas, que desenvolva a linguagem e fortaleça suas relações pessoais. O boneco ou a boneca tem espaço preponderante neste brincar, principalmente no que se refere ao campo da afetividade." - Nina Veiga



Vanessa é arquiteta, estilista, artesã no Dona Milu Ateliê e mãe do Lucca. Uma pessoa muito curiosa, neta de duas costureiras, desde pequena fazia trabalhos manuais. Autodidata, sempre foi muito intensa. "Vem de berço, tava dentro de mim esses trabalhos manuais." E o nascimento do filho impulsionou a veia artística novamente.


Quem gostou do post e quiser mais informações pode seguir a Vanessa nas redes sociais ou enviar perguntas por email: donamiluatelie@gmail.com


facebook.com/donamiluatelie

instagram: @donamiluatelie


Eu sou Carolina Winter, uma turista local em Joinville

Também compartilho da vivência na Pedagogia Waldorf


#brinquedosjoinvilenses #madeinjoinville #brinquedoswaldorf #criança #pedagogiawaldorf #boneca #bonecadepano #feltragem

0 visualização
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now