Buscar
  • Sabrina Schmitz

Ditado do dia: O t t o k a r D o e r f f e l


Sabe a rua Ottokar Doerffel? Aquela que usamos para chegar na BR 101 e nem sabemos quem é o tal de Ottokar Doerffel. Então, ele é quem construiu e viveu naquela casa linda que hoje se encontra o Museu da Artes de Joinville. Ela ficou pronta em 1864, agora imagina, se hoje ela já é linda com aquele enorme jardim, imagina naquela época.

Sempre que vou lá, paro na varanda na entrada da casa, olho para aquele jardim e fico imaginando mulheres com vestidões e sombrinhas andando no jardim. Ottokar foi o primeiro diretor artístico da Harmonia Lyra, então ele (se estivesse vivo) ficaria bem feliz que a casa dele tenha virado um Museu de Artes da cidade que adotou como sua, depois que saiu da Alemanha em 1854.

Durante muito tempo da minha vida achei que Ottokar Doerffel era uma palavra só e tenho que confessar que até hoje não sei escrever sem colar. Ele foi bem influênte na Colônia Dona Francisca (atual Joinville), foi jornalista, era maçom e chegou a ser tipo um prefeito da cidade.

Na década de 70 a prefeitura de Joinville comprou o casarão e em 1976 virou oficialmente um Museu de Artes, mas só em 2002 ele foi tombado como Patrimônio Histórico. E em 2001 ganhou 2 anexos, atravessando a rua, na Cidadela Cultural.

Hoje o Museu conta com 765 obras de artes e diversas exposições itinerantes, além de vários eventos nos Jardins do Museu. No porão da casa tem uma exposição fixa sobre o dono da casa, nosso amigo Ottokar e sua história.

Descubra Joinville, fazendo Turismo em Joinville!

Terça-Feira a Domingo - das 10h às 16h.

Endereço: Rua 15 de Novembro, 1.400 - América

Entrada: Gratuita

Informações: (47) 3433.4677

Facebook: MAJ - Museu De Arte De Joinville

Eu sou a Sabrina, uma turista local em Joinville.

#Museu #oquefazeremJoinville #TurismoemJoinville

0 visualização
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now